quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Espiritualidade e Saúde


Talvez possamos viver sem ‘por que’, mas nós não podemos viver sem ‘para quem’.
Para uma espiritual da saúde,precisamos levar em consideração quatro questões que somente cada um de nós conhece a resposta: O quê? O que existe realmente?
Conduz-nos a desenvolver não somente as ciências físicas, mas um questionamento sobre a terra - a questão da ecologia. A saúde do seu corpo depende também da saúde da Terra.
Quem? Quem sou eu realmente? Quem é você? Com quem estou vivendo? Em que sociedade?
A minha saúde psicológica depende também da minha relação com os outros.
Esta questão leva-me a ocupar-me com a sociedade. A saúde da sociedade é o que chamamos de justiça. Se a sociedade não estiver sadia eu não posso estar com boa saúde.
Por que eu vivo?
A minha saúde depende do sentido que eu dou à minha vida. Posso estar doente, posso sofrer, mas se minha vida tem sentido, eu posso transformar este sofrimento.
Para quem nós vivemos? Para quem nós trabalhamos? Para quem nos fatigamos?
Esta pergunta faz par te da nossa saúde pessoal e da nossa saúde espiritual. E a nossa saúde depende da relação que temos com a fonte do ser. Se temos elementos de resposta para estas quatro questões em nós, é produzida uma integração que é o sinal da saúde.
Espiritualidade significa alimentar em nós essa fonte de onde jorra, continuamente, a vida. Esta visão do Espírito como fonte onde todos bebem como vida, como Deus,nos faz entender a dimensão divina do ser humano, por tador deste mistério que é a própria vida.
Dra. Filó Vale
Médica Intensivista Pediatra

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá irmão(ã)! Obrigada pela sua visita! Deixe seu comentário e não esqueça de colocar seu nome completo e seu e-mail no final para que possamos manter contato. Que Deus abençoe a você e sua família.
Se quiser nos contactar, envie seu e-mail para a coordenaçcao: gonsrameninojesus@gmail.com