quarta-feira, 18 de julho de 2012

O Valor da Caridade Intelectual

A caridade cristã é muito apreciada em sua face material. As estatísticas falam por si, mesmo em países onde os cristãos são minoria. Onde chegam missionários e instituições religiosas, surgem hospitais, escolas, centros de acolhimento, universidades. Estas obras são bem visíveis e gozam de um alto reconhecimento. Mas há outra face da caridade cristã, um pouco menos visível e, portanto, um pouco menos popular: a caridade intelectual, tão amada pelo papa Bento XVI. Este rosto da caridade é menos visível, porque fica escondido, é um fermento lento, um trabalho árduo, envolto em paciência e esperança, que espera o desabrochar e o crescer da flor da fé.

As duas faces do amor cristão, no entanto, são inseparáveis: a Madre Teresa, famosa em todo o mundo, inclusive junto a várias tradições religiosas pela sua "caridade material", costumava lembrar às irmãs: "Nós não somos assistentes sociais, somos esposas de Cristo". Com isto, a santa de Calcutá deixava claro que a caridade material não é a realidade última.

Reduzir o outro a uma mera boca a ser alimentada é diminuir a sua identidade e desconhecer a sua vocação. A verdadeira caridade, a realização prática do amor, é abrir as pessoas ao conhecimento do grande mistério: o amor do Pai pelo homem em Jesus Cristo. É permitir que cada pessoa diga com o mesmo sentir de um Paulo: "Ele me amou e se entregou por mim" (Gal 2,20). É ter a audácia de anunciar-lhes a vida eterna que Jesus resume assim: "Esta é a vida eterna: que te conheçam a ti, o único Deus verdadeiro, e aquele que enviaste, Jesus Cristo".

O conhecimento de que Jesus fala não é um mero conhecimento teórico, mas um conhecimento pessoal, que envolve as várias dimensões do homem. É o conhecimento que faz parte do primeiro mandamento: "Amarás o Senhor teu Deus com todo o teu coração, com toda tua alma e com toda a tua mente" (Dt 6,5; Mt 22,37, Mc 12,30, Lc 10,27). Este amor é um casamento entre a caridade e a verdade. Daí a famosa fórmula paulina retomada por Bento XVI: "Charitas in veritate".



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá irmão(ã)! Obrigada pela sua visita! Deixe seu comentário e não esqueça de colocar seu nome completo e seu e-mail no final para que possamos manter contato. Que Deus abençoe a você e sua família.
Se quiser nos contactar, envie seu e-mail para a coordenaçcao: gonsrameninojesus@gmail.com