segunda-feira, 2 de maio de 2011

Maria e a Igreja

Como é bonita uma religião que se lembra da Mãe de Jesus. Mais bonito é saber quem Tu és. Não és Deusa, não és mais que Deus, mas a Mãe de Jesus o Senhor. Neste mundo ninguém foi maior” – Música Senhora e Rainha, Pe. Zezinho

A Paz do Senhor esteja conosco!

Começo este post citando o refrão da música do Pe. Zezinho porque ela exprime tudo o que sinto, tudo o que sei e tudo o que minha Igreja prega: Nossa Senhora é a Mãe de Jesus, a mãe da Igreja e Nossa Mãe.

Maria foi deixada como Mãe dos cristãos pelo próprio Jesus, quando Ele disse a João do alto de sua pesada Cruz: “Filho, eis aí a tua Mãe” (Jo 19, 27).

Naquela época, as mulheres viúvas e sem filhos, como seria o caso de Maria após a morte de Jesus, eram excluídas da sociedade. O Cristo, com sua imensa compaixão e sabedoria, antes de realizar sua passagem, se preocupa com o futuro de sua Mãe, e recomenda a João que A acolha em sua casa como sua Mãe, para que com este gesto, Ela acolhesse também a toda humanidade.


Mais que isso: Jesus, ao dizer que Maria era a Mãe de João, coloca-A à disposição dos discípulos como a primeira e principal padroeira dos cristãos e da igreja que seria implantada conduzida a princípio por Pedro (Mt 16, 18).

Além disso, não podemos deixar de lembrar que Maria esteve em vários momentos ao lado dos discípulos no início da caminhada da Igreja. Como em Pentecostes (At 2, 1-13), quando o Espírito Santo – que já havia sido deixado aos cristãos pelo próprio Cristo antes de sua assunção ao céu (Jo 20, 21-23), desceu como línguas de fogo sobre os discípulos de Jesus.

Faço essa breve introdução para falar sobre a festa vivida pelos cristãos católicos capixabas na última semana (24/04 a 02/05), quando o Estado comemora a Festa de Nossa Senhora da Penha, padroeira do Espírito Santo.

Uma semana de orações em agradecimento, súplica, louvor e devoção à Nossa Mãe, que é Santa, e, sem dúvidas, a primeira intercessora do povo cristão. Teve oitavário, romarias de trabalhadores e diversos setores da sociedade capixaba, a famosa e tradicional Romaria dos Homens, e a já festejada Romaria das Mulheres. Tive a oportunidade de participar dessa última, no domingo (01/05).

E testemunho aqui: quanta unção, quantas bênçãos, e é claro, quanta EMOÇÃO! Meu Deus! Como nossa religião é linda! E como é lindo amar a Maria, Nossa Mãe! A devoção a Nossa Senhora da Penha, demonstra a forca do povo católico, que faz questão de mostrar seu amor, por aquela que trouxe ao mundo o Nosso Salvador! Bendito o ventre de Nossa Senhora!


Aquele povo, aquelas mulheres, toda a multidão que passou pelo Convento da Penha, pela pracinha da Prainha e pelas ruas da Capital e de Vila Velha, durante os nove dias de festa, tem muitos motivos para rezar e orar à Nossa Mãe para que ela interceda junto à Jesus. Motivos esses que vão muito além daqueles já citados no início deste post: a Fé, a Esperança e a Devoção.

Viva Nossa Senhora da Penha! Viva Jesus Ressuscitado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá irmão(ã)! Obrigada pela sua visita! Deixe seu comentário e não esqueça de colocar seu nome completo e seu e-mail no final para que possamos manter contato. Que Deus abençoe a você e sua família.
Se quiser nos contactar, envie seu e-mail para a coordenaçcao: gonsrameninojesus@gmail.com