domingo, 10 de abril de 2011

Atentado em Escola de Realengo, RJ

A comunidade de Realengo presta homenagens às vítimas,
em frente à escola
O Atentado à escola Municipal Tasso Fragoso da Silveira, em Realengo, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, chocou a todos no Brasil e no Mundo. Lamentanto o fato, o arcebispo da arquidiocese do Rio de Janeiro, dom Orani João Tempesta, divulgou uma nota no mesmo dia. Segundo ele, o atentado “feriu não só aqueles que foram atingidos, mas também a todos os cariocas”.

A tragédia ocorreu na manhã de quinta-feira, 07 de abirl, quando Wellington Menezes de Oliveira, 23 anos, invadiu a escola e disparou vários tiros. Doze crianças morreram (10 meninas e 2 meninos) além do atirador, e muitos ficaram feridos com gravidade. Segundo a polícia, Wellington era ex-aluno da escola.

A comoção do fato ultrapassou às fronteiras do país, e chegou ao Vaticano. O Papa Bento XVI também ficou sensibilizado com o crime e se manifestou sobre o assunto. Ele enviou um telegrama, na manhã de sexta-feira,  08, ao arcebispo do Rio de Janeiro, dom Orani João Tempesta.

Na carta o Papa se disse “profundamente consternado pelo dramático atentado realizado contra crianças indefesas”, no bairro de Realengo (RJ). O telegrama foi enviado por meio do secretário de Estado, o cardeal Tarcisio Bertone.

Segundo o cardeal, o papa convida todos os cariocas, diante desta tragédia, a dizer não à violência que “constitui caminho sem futuro, procurando construir uma sociedade fundada sobre a justiça e o respeito pelas pessoas, sobretudo os mais fracos e indefesos”, disse.

No final da mensagem o papa concede a todo o povo brasileiro a sua Benção Apostólica. No mesmo telegrama, o núncio apostólico no Brasil, dom Lorenzo Baldisseri, diz estar unido à dor dos que perderam parentes e amigos e manda uma mensagem ao arcebispo do Rio de Janeiro, dom Orani.

“Uno às palavras do cardeal Tarcisio Bertone, à minha fervente oração a Deus Todo poderoso e rico em misericórdia, nesta circunstância tão dolorosa na sua arquidiocese”, disse dom Lorenzo.

Veja a íntegra da nota de dom Orani
NOTA DO ARCEBISPO DO RIO SOBRE O ATENTADO NA ESCOLA TASSO FRAGOSO DA SILVEIRA

O atentado a tiros contra alunos, alunas, funcionários e outras pessoas, agora pela manhã, na Escola Municipal Tasso Fragoso da Silveira, em Realengo, zona oeste de nossa cidade, que resultou também em mortos e com a consequente morte do atirador, feriu não só aqueles que foram atingidos, mas também a todos os cariocas.
Como Pastor desta Arquidiocese, lamento profundamente o acontecido, rezo e uno-me à dor de todos que foram vitimados,  pais, familiares e amigos. Peço ao Senhor Jesus, neste tempo de Quaresma, que a todos conforte e envio também uma bênção especial, pedindo a Deus que tal fato não volte a acontecer em nossa cidade.

Rio de Janeiro, 7 de abril de 2011
Dom Orani João Tempesta
Arcebispo do Rio de Janeiro

Leia a íntegra da mensagem do Vaticano abaixo:

Excelência Reverendíssima

Cumpro o dever de transmitir a Vossa Excelência, o telegrama de Sua Eminência o cardeal Tarcício Bertone, Secretário de Estado:

Exmo Revmo Dom Orani João Tempesta
Arcebispo de São Sebastião do Rio de Janeiro

Profundamente consternado pelo dramático atentado realizado contra crianças indefesas em um colégio municipal no bairro do Realengo, o Sumo Pontífice deseja assegurar através de Vossa Excelência Revma sua solidariedade e conforto espiritual às famílias que perderam seus filhos e toda a comunidade escolar, com votos de pronta recuperação dos feridos.
O Santo Padre convida todos os cariocas, diante desta tragédia, a dizer não à violência que constitui caminho sem futuro, procurando construir uma sociedade fundada sobre a justiça e o respeito pelas pessoas, sobretudo os mais fracos e indefesos.
Em nome de Deus, para que a esperança não esmoreça nesta hora de prova e faça prevalecer o perdão e o amor sobre o ódio e a vingança, Sua Santidade Papa Bento XVI concede-lhes uma confortadora bênção apostólica.
Cardeal Tarcísio Bertone
Secretário de Estado de Sua Santidade

Uno às palavras do Cardeal, minha fervente oração a Deus Todo poderoso e rico em misericórdia, nesta circunstância tão dolorosa na sua Arquidiocese.
Aproveito o ensejo para expressar meus sentimentos de alta estima.

Dom Lorenzo Baldisseri
Núncio Apostólico

Retirado de RCC Vitória e Portal CNBB

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá irmão(ã)! Obrigada pela sua visita! Deixe seu comentário e não esqueça de colocar seu nome completo e seu e-mail no final para que possamos manter contato. Que Deus abençoe a você e sua família.
Se quiser nos contactar, envie seu e-mail para a coordenaçcao: gonsrameninojesus@gmail.com